Do UOL Datafolha

30 maio 2010


José Serra (PSDB) é visto com o mais preparado por 64% dos eleitores, contra apenas 17% que apontam a mesma característica em Dilma Rousseff. Outros 45% acham que o tucano defenderá mais os ricos (Dilma tem 15% nesse atributo)
Já Dilma Rousseff é a que "mais defenderá os pobres", segundo 37% dos eleitores (contra 21% dos que enxergam essa qualidades em Serra). Há também 45% que enxergam Dilma como a candidata que mais “defenderá o interesse das mulheres” (Serra tem 22%).
O curioso é Serra e Dilma estão empatados na pesquisa de intenção de voto (37% X 37%), mas 51% dos eleitores da petista consideram o tucano mais bem preparado do que ela para governar o país.
A pesquisa investigou 24 atributos de imagem dos candidatos a presidente. Em geral, são os estereótipos de sempre confirmados na cabeça do eleitor. O PSDB é um partido que defende mais os ricos. O PT o que defende mais os pobres.
A partir de agora, para crescer nas pesquisas, cada candidato ao Planalto tentará romper esses estereótipos estabelecidos pelos eleitores.
Serra, por exemplo, é visto também como o que mais vai privatizar empresas estatais por 38% dos eleitores (uma percepção que assolou o mundo tucano na eleição de 2006). Outros 50% acham que o tucano vai defender mais os empresários. Os percentuais de Dilma nesses quesitos são de apenas 15% e 16%, respectivamente.
Tudo considerado, Serra terá de provar aos eleitores que será um pouco mais voltado para área social. E Dilma terá de demonstrar ter experiência suficiente para ser presidente.
O tucano e a petista terão ainda os meses de junho, julho, agosto e setembro para tentar moldar a percepção que os eleitores têm. O mais bem sucedido terá sucesso em 3 de outubro, dia da eleição.

Anacronikus:
Entendeu Gonzalez?

 
© 2009 | Anacronikus | Por Anacronikus